Com Base nos Temas
Identidade/Diferença,
Currículo e Inclusão
A Inclusão tem sido um dos temas recorrentes da contemporaneidade.Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que conceitos são formulados e reformulados sob a lógica dos binarismos, as demandas sociais teimam em apontar para a necessidade de novas formulações que assimilem diferentes visões de mundo.Embora o tema Inclusão pareça responder de forma apropriada a essa exigência, as iniciativas decorrentes cometem o equívoco de instituir novas práticas, sem mudar antigas concepções. Com isso, terminam por delimitar apenas o espaço físico da escola regular como prioridade para o processo inclusivo, esquecendo a importância de,principalmente no nível de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental , implementar propostas curriculares que promovam uma real interação do aluno(a)-profesor(a)-conhecimento-aluno(a).Em função disso, não basta a constatação quantitativa de acesso às escolas regulares dos alunos tradicionalmente excluídos , como é o caso dos Surdos, discutido nesse livro, mas, sobretudo, a possibilidade de superação do modelo engessado de educação que trabalha com procedimentos homogenizadores, na busca de vias alternativas de educação que reconheçam as diferenças como fonte de conhecimento e de desenvolvimento.

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